Nesta seção, apresentamos avaliações feitas por Oficiais de Justiça em cumprimento de ordens judiciais que lhes foram atribuídas.

 

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE TERRENO COM BENFEITORIAS POR MODELO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPA

Nessa avaliação, os Oficiais de Justiça Jaciara Monteiro Santos Rodrigues e Adoniran de Sousa Pereira, ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, aplicaram o método comparativo direto de dados de mercado com análise dos elementos da amostra em modelo de regressão linear múltipla, no qual foram utilizadas duas variáveis independentes: área do terreno e área edificada. Foi utilizada a planilha desenvolvida a partir de matrizes para o modelo de regressão linear múltipla no grau II, ajustada para uma amostra com doze (12) elementos.
A planilha utilizada para fazer o tratamento de dados está disponivel nesta página: Regressão linear múltipla com duas variáveis independentes – Grau II
O arquivo editável em formato Word (.docx) está disponível em: Laudo de avaliação de imóvel urbano por modelo de regressão linear múltipla

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE TERRENO POR MODELO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPA

Nessa avaliação, supervisionada pelo Oficial de Justiça Adoniran de Sousa Pereira, a Oficial de Justiça Luciana Maria Costa Rabelo, ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, aplicaram o método comparativo direto de dados de mercado com análise dos elementos da amostra em modelo de regressão linear múltipla, no qual foram utilizadas três variáveis independentes: área, frente, e esquina. No modelo, o atributo ‘esquina’ foi analisado, a princípio, como variável binária e, posteriormente, a sua elasticidade foi calculada e inserida no modelo como código ajustado.
Foram feitos testes estatísticos, e todos os resultados alcançados estão em conformidade com a NBR 14653-2:2011. Avaliação de bens. Parte 2: Imóveis urbanos.
A planilha utilizada para fazer o tratamento de dados está disponivel nesta página: Regressão linear múltipla com três variáveis independentes – Grau II
O arquivo editável em formato Word (.docx) está disponível em: Laudo de avaliação de terreno por modelo de regressão linear múltipla

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE APARTAMENTO POR MODELO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA

Nessa avaliação, o Oficial de Justiça Adoniran de Sousa Pereira, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, aplicou o método comparativo direto de dados de mercado; quanto ao tratamento de dados, o Oficial de Justiça optou por analisar a amostra em um modelo de regressão linear múltipla, no qual foram incluídas sete variáveis independentes: área privativa, número de quartos, número de suítes, número de vagas de garagem, piscina, espaço social, e academia.
Foram feitos testes estatísticos, e todos os resultados alcançados estão em conformidade com a NBR 14653-2:2011. Avaliação de bens. Parte 2: Imóveis urbanos.
A planilha utilizada para fazer o tratamento de dados está disponivel nesta página: Regressão linear múltipla com sete variáveis independentes – Grau III
O arquivo editável em formato Word (.docx) está disponível em: Avaliação de imóvel urbano (apartamento) por modelo de regressão linear múltipla

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL PELO MÉTODO DE QUANTIFICAÇÃO DO CUSTO DE SUBSTITUIÇÃO

Avaliação de máquina industrial feita pelo Oficial de Justiça Professor Vagner Sebastião Sperone, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 
Nessa avaliação, o Oficial de Justiça aplicou o método de quantificação do custo de substituição, qual seja, o custo de reedição de um bem, com a mesma utilidade e características assemelhadas ao bem avaliando; por sua vez, o custo de reedição equivale ao seu custo de reprodução, descontada a depreciação do bem, tendo em vista o estado em que se encontra. Nessa avaliação, a depreciação foi calculada pelo método Caires, disponível para estudo nesta página.

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE TERRENO COM BENFEITORIAS PELO MÉTODO EVOLUTIVO

Nessa avaliação, o Oficial de Justiça George Henrique Melo dos Reis, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, aplicou o método evolutivo no qual o terreno foi avaliado pelo comparativo direto de dados de mercado, com saneamento da amostra por fatores de homogeneização; as benfeitorias pelo método de quantificação do custo de reedição (reprodução descontada a depreciação).
Foi aplica o fator para cálculo da área equivalente, e o método de depreciação Ross-Heidecke ajustado para cada uma das principais etapas da obra.
O laudo se encontra disponível para consulta e estudo em: Laudo de avaliação de terreno com benfeitorias pelo método evolutivo.
O arquivo editável se encontra disponivel para consulta: Laudo de avaliação de imóvel pelo método evolutivo (terreno com benfeitorias). docx
As ferramentas utilizadas se encontram disponíveis para uso nesta seção: Planilhas de trabalho.