É possível estimar o fator de depreciação específico que incide separadamente sobre cada uma das etapas da obra, cabendo ao avaliador reconhecer corretos, ou não, os pesos atribuídos a cada um dos componentes da edificação. Na pasta de trabalho disponibilizada nesta seção, foram construídas duas planilhas (abas); na primeira, adotou-se a distribuição de pesos percentuais apresentados por Dei Vegni-Neri:
Podemos visualizar a distribuição de pesos percentuais (Dei Vegni-Neri, 1979) no gráfico abaixo:
Na segunda distribuição de pesos percentuais (Fiker, 2019), temos:
Podemos visualizar a distribuição de pesos percentuais (Fiker, 2019) no gráfico abaixo:
Abaixo, encontra-se a pasta de trabalho desenvolvida para o cálculo do fator de depreciação específico a partir de cada uma das etapas da obra. A primeira planilha (aba) dessa pasta de trabalho foi construída a partir dos pesos percentuais apresentados por Dei Vegni-Neri. A segunda planilha (aba) dessa pasta de trabalho foi construída a partir dos pesos percentuais apresentados por Fiker.
Planilha para cálculo (depreciação por etapas da obra)
Fonte:
FIKER, José. Manual de avaliações e perícias em imóveis urbanos: de acordo com a nova norma NBR 14653 – Avaliações de Imóveis Urbanos e com a Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos Ibape/SP – 2011. 5. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.
VEGNI-NERI, Guilherme Bomfim dei. Avaliação de imóveis urbanos e rurais: método prático e moderno. 4. ed. revista, melhorada e atualizada. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.