A distribuição r é a fonte para a geração dos valores críticos utilizados na fase de saneamento Arley, que também pode ser entendida como uma nova etapa de homogeneização da amostra.

Desde que sejam identificados e excluídos eventuais pontos atípicos, o saneamento causará uma redução do coeficiente de variação, diminuindo a heterogeneidade, conforme determinam a NBR 14653-2:2011 (Imóveis urbanos. Item B.6) e 14653-3:2019 (Imóveis rurais e seus componentes. Item B.2)

Os valores r críticos se encontram relacionados na tabela abaixo.

 

 

 

As curvas de densidade de probabilidade da distribuição r se aproximam das curvas da distribuição normal, à medida que o número de graus de liberdade cresce.

 

 

 

E, por sua vez, os valores rcríticos da distribuição r se aproximam dos valores zcríticos da distribuição normal, à medida que o tamanho da amostra cresce, conforme se demonstra visualmente no gráfico abaixo.

 

 

 

 

Fonte:
ARLEY, Niels; BUCH, Kai Rander. Introducción a la teoría de la probabilidad y de la estadística. Tradução: Fernando Bombal Gordón. Madrid: Editorial Alhambra S.A., 1968.